«

»

Feb 25

É possível aplicar sustentabilidade no meio tecnológico?

Sim! Tão possível quanto viável!

Uso racional dos recursos de TI além de gerarem economia, aumentam a mobilidade e escalabilidade de sua infra.

O conceito de Tecnologia da Informação Verde (Green IT)  se baseia na fabricação de produtos mais econômicos e que não utilizam substâncias perigosas como o Chumbo, dentre outros; no uso e administração de sua infraestrutura de forma a otimizar o uso e planejamento dos recursos e na reciclagem de utilização e descarte de produtos tecnológicos.

 

O Bureau F.A. renovou seu parque tecnológico para uso de netbooks e laptops ao invés de desktops (que são apenas utilizados em operações de alto processamento e  missão crítica), servidores foram aposentados e tiveram seus serviços movidos para um datacenter terceirizado.

Além de reduzir o gasto energético, a economia de espaço e diminuição da geração de calor, ganhamos em mobilidade. Todo o escritório pode ser intinerante, reduzindo os custos de transporte em casos de maior demanda, evitando que nossos membros tenham que se deslocar entre o escritório e clientes.

Com nosso investimento em Cloud Computing, permitimos o uso e acesso de serviços privativos da nossa equipe em qualquer parte do mundo, nos mais longíquos lugares, bastando ter conexão com a internet.

Investimentos em sistemas de rede sem fio possibilitaram economizar com cabeamentos que demandam muito cobre extraído da natureza e geração de poluentes na fabricação, impactos que também são minimizados com o uso de equipamentos menores (vantagens da nanotecnologia).

Selo de conformidade com a norma européia de restrição a substâncias perigosas.

Nas comunicações, optamos pelo uso prioritário de voz sob protocolo de internet, pois alem de reduzir custos operacionais, reduz o uso de outro serviço que gera  impactos (telefonia convencional) e permite o uso mais racional da infra estrutura tecnológica disponível.

 

Afinal Sustentabilidade é Economia.

Fonte: http://www.facebook.com/note.php?note_id=118656544874295

 

Leave a Reply

  • Twitter
  • Facebook