Institucional

Nossa empresa é edificada nos pilares da sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, pois sua origem está no Grupo Gaia criado em 2001 na PUC Minas que mais tarde se tornou Grupo PROSPERUS, seguido de Instituto PROSPERUS, tendo quase uma década de atuação no terceiro setor com projetos inovadores e de ponta nas solução ambientais das mais variadas complexidades e temáticas.

 

Nossa equipe ao burilamento de todos este tempo decorrido, notou o quão competitivo está o terceiro setor e quão desorganizado está o setor privado perante às questões ambientais.

O marketing ccorporativo prospecta uma imagem surpreendente que na maioria das vezes não possuem lastro nos empreendimentos, formando apenas uma campanha de polimento da imagem institucional, a fim de manter e conquistar os investidores.

 

Este é o ponto em que ofertamos nosso diferencial por criar valor para estas empresas, permitindo que suas atividades sejam expandidas de forma consciente aliando o progresso e desenvolvimento à questão ambiental, com tal peso que seus resultados possam ser facilmente divulgados com total transparência ao mercado, governo e sociedade. Estas condições permitem atender com folga às determinações da legislação internacional de Governança Corporativa (lei Sarbanes-Oxley) e subsidiarem um novo patamar de desenvolvimento sustentado (Viabilidade Econômica + Conquista de Mercado + Diferencial Competitivo + Sustentabilidade Ambiental + Responsabilidade Ambiental = Bureau Fabiano Assunção).

 

Nos preocupamos com a pegada ecológica de nossas atividades e a compensamos em projetos de reflorestamento e conservação de áreas de interesse conservacionista.

O bureau busca aquirir apenas produtos de origem florestal certificada.

 

 

Desta forma, nossos insumos e serviços aquiridos são priorizados à fontes certificadas como o uso de papéis e madeira com selo de de sustentabilidade FSC / CERFLOR.

 

 

Internacionalmente, a certificação florestal voluntária vem se desenvolvendo desde a década de 80, contando com vários sistemas operando e competindo entre si. Dentre eles destacamos:

 

– Forest Stewardship Council – FSC, ou Conselho de Manejo Florestal, que é uma organização internacional não-governamental, fundada em 1993, que não emite certificados e sim acredita certificadoras no mundo inteiro, garantindo que os certificados destas obedeçam a padrões de qualidade. As certificadoras desenvolvem um método para certificação baseado nos Princípios e Critérios do FSC, adaptando-o para a realidade de cada região ou sistema de produção.

 

– Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes – PEFC (antigo Pan European Forest Certification – PEFC). O Conselho do PEFC foi criado em junho de 1999, também de caráter voluntário, baseado em critérios próprios definidos nas resoluções das Conferências de Helsinki e de Lisboa, de 1993 e 1998, sobre Proteção Florestal na Europa. Um objetivo primordial desse sistema é o reconhecimento dos diferentes sistemas dos países da comunidade européia.

 

– Diversos sistemas nacionais (Suécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Inglaterra, EUA, Canadá, África do Sul, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Chile, Áustria, Gana, Bélgica e outros).

 

Outras iniciativas foram e continuam sendo desenvolvidas, em nível nacional e internacional, governamental e não-governamental, no sentido de melhor identificar critérios e indicadores de sustentabilidade do manejo florestal, de modo a propiciar práticas que sejam ecologicamente adequadas, economicamente sustentáveis e socialmente justas.

No Brasil, desde 1996 a Sociedade Brasileira de Silvicultura – SBS, em parceria com algumas associações do setor, instituições de ensino e pesquisa, organizações não-governamentais e com apoio de alguns órgãos do governo, vem trabalhando com um programa voluntário denominado Cerflor – Programa Brasileiro de Certificação Florestal. O Cerflor surgiu para atender uma demanda do setor produtivo florestal do país. Desde 1996, a Sociedade Brasileira de Silvicultura – SBS estabeleceu acordo de cooperação com a ABNT para desenvolver os princípios e critérios para o setor.

Em 20/02/2001, foi instalado o Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, com objetivo de abrir espaço de diálogo entre o setor produtivo e governo. Dentro do enfoque do Programa Fórum de Competitividade, o setor traçou ações necessárias para o desenvolvimento e implementação de pré-projetos e de um futuro Contrato de Competitividade. Um dos projetos propostos foi o de Certificação Florestal, onde se buscou introduzir a certificação florestal no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC.

Com esse objetivo foi criada a Subcomissão Técnica de Certificação Florestal, no âmbito da Comissão Técnica de Certificação Ambiental, para o desenvolvimento dos trabalhos.

 

 

O Cerflor – Programa Brasileiro de Certificação Florestal foi lançado em reunião do Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, no dia 22 de agosto de 2002, com a presença dos Exmo. Srs. Ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, representantes dos Ministros do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Missão, Visão e Valores

MISSÃO Criar e aplicar soluções modernas de produtos e serviços para o progresso sustentável da humanidade.   VISÃO Ser uma empresa de gestão de projetos versátil e inovadora  se destacando no mercado com provimento de soluções no uso de altas tecnologias atuais e futuras, promovendo economia e qualidade aos nossos clientes e parceiros.   VALORES …

View page »

Produtos e Serviços

Bureau de Consultoria, Criação e Treinamento em Soluções para Sustentabilidade Ambiental lato sensu e Responsabilidade Social Consultoria: -Sustentabilidade Ambiental -Responsabilidade Social -Tecnologias Alternativas -Energias Renováveis -Processamento de Resíduos -Compensação Ambiental / Carbono -Green Buildings -Segurança da Informação -Tecnologia da Informação -Exportações -Biotecnologia -Bioinformática -Coaching Criações: -Soluções Ecológicas -Design / Ecodesign -Arquitetura -Engenharia -Comunicação -Marketing -Cool …

View page »

Leave a Reply

  • Twitter
  • Facebook